Projeto do Laboratório de Informática
1. Justificativa
Hoje, o mundo passa por radicais mudanças em todos os âmbitos das relações sociais: nas formas de produção, nos meios de comunicação, no acesso ao conhecimento, entre outras. Essas mudanças na conjuntura mundial têm trazido uma série de reflexões sobre o papel da educação dentro desse novo modelo que vem se configurando.
É nesse contexto que a discussão sobre o ensino da informática se coloca como fundamental em uma sociedade em que a tecnologia está cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas, ao mesmo tempo em que tem sido utilizada como fator de exclusão, o que não poderia ser diferente no contexto de uma globalização excludente que vem se operando em escala mundial. A democratização da tecnologia torna-se estratégica para a democratização da informação e para a inclusão social.
Diante das justificativas acima apresentadas e dado que nossa Escola está situada em uma comunidade economicamente carente, os projetos desenvolvidos no ambiente informatizado têm procurado colaborar na construção do conhecimento do aluno e na sua integração nesta nova rede de comunicação.
Entendido nessa perspectiva, o uso da informática como ferramenta para a construção de projetos constitui-se em elemento fundamental para transformar o espaço escolar em um meio aberto à construção de aprendizagens significativas para todos que dele participam, dentro de uma concepção globalizante de conhecimento escolar.
· Auxiliar no desenvolvimento dos projetos elaborados pelo coletivo de professores.
· Fixar de maneira lúdica conteúdos abstratos trabalhados em sala de aula.
· Desenvolver a parte social do aluno, no sentido de dividir com o colega as idéias, a máquina e os resultados.
· Distribuir os horários de maneira igualitária, priorizando os projetos.
· Incentivar a interdisciplinaridade nos projetos de informática.
· Facilitar o acesso à inscrição de estágios e cursos.
· Valorizar a produção do aluno através da publicação da mesma em páginas da Internet.
· Desenvolver a habilidade de pesquisa na Internet.
3. Metodologia
Acompanhar os professores nas reuniões pedagógicas, procurando interagir o trabalho de sala de aula e o ambiente informatizado, servindo de suporte aos professores e alunos na realização das atividades pedagógicas.
Buscar e estudar “sites”, “softwares” e “projetos” para os trabalhos desenvolvidos em sala de aula, conforme solicitação dos professores.
Oportunizar oficinas a alunos e professores (Excel, Word, Power Point, Internet e outros ).
Participar de cursos de atualização de informática educativa oferecidos pela Secretaria de Educação ou outro órgão.
4. Avaliação