PROJETO ALUNO-MONITOR DE INFORMÁTICA
COORDENADORAS DO PROJETO: Profª Cláudia Waengertner e Profª Maria Helena Benfatto
PÚBLICO ALVO: alunos de 6ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio
PERÍODO DE ATUAÇÃO: o monitor deverá atuar 1 vez por semana (turno da tarde) seguindo o horário da Escola
OPERACIONALIZAÇÃO: ano letivo de 2011
“...Vivemos em uma sociedade de projetos. O projeto serve para pensar o futuro, controlá-lo, aproximar o desejo que se tem daquilo que a realidade permite, as intenções das ações.”
INTRODUÇÃO
O Laboratório de Informática propõe, neste ano letivo de 2011, aprofundar as parcerias entre os alunos e os professores com o Projeto Aluno-Monitor. Além de oferecer apoio técnico ao professor, o aluno-monitor desenvolverá, em conjunto com este, uma atividade relacionada ao conteúdo curricular sendo trabalhado na sala de aula. Esta parceria é estabelecida com base nas contribuições do professor em termos do conhecimento do conteúdo curricular e do aluno monitor para implementar as atividades utilizando a Informática como ferramenta para explorar o conteúdo curricular escolhido.
JUSTIFICATIVA
Para o desenvolvimento de atividades voltadas à apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs por professores e alunos, observou-se que alguns obstáculos dificultaram a utilização plena dos recursos pelos usuários do Laboratório de Informática.
• Dificuldade no atendimento de turmas inteiras por apenas um profissional;
• Quantidades de máquinas x manutenção;
Nessa perspectiva, o Projeto Aluno-Monitor se coloca como forma de intervenção, visando a reversão deste quadro, pois os alunos além de atuarem como suportes técnicos dos professores, se tornarão mais conscientes da necessidade de conservação e terão atitudes preventivas contra danos.
OBJETIVOS
• Desenvolver na Escola atividades utilizando a Informática para complementar e enriquecer a abordagem dos conteúdos curriculares.
• Habilitar os alunos-monitores no uso de ferramentas computacionais na operacionalização e aplicação de atividades didáticas a serem utilizadas no Laboratório de Informática.
• Habilitar o aluno-monitor para exercer o papel de parceiro do professor na execução de atividades de Informática.
DESENVOLVIMENTO
A fim de melhor aproveitar os recursos tecnológicos existentes na Escola, serão capacitados alunos de 6ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio para a participação direta no Laboratório de Informática.
A monitoria atenderá durante todo o ano letivo. A escolha do monitor será feita pelas professoras do Laboratório de Informática, considerando-se a atuação do mesmo enquanto aluno da Escola.
Os alunos-monitores atuarão apoiando as ações do Professor da turma. Os alunos-monitores serão divididos em duplas e trabalharão junto às professoras responsáveis pelo Laboratório de Informática
Um dos elementos importantes do processo de inclusão digital é a capacitação dos alunos para o uso dos recursos tecnológicos, assim como proporcionar uma visão crítica das tecnologias e suas potencialidades. Dessa forma, o domínio das ferramentas de Informática é apenas um eixo da inclusão. A seguir será descrito o programa do curso.
CONTEÚDOS
Todos os alunos monitores deverão ter conhecimentos mínimos sobre os conceitos de Informática, como: conceitos básicos do sistema operacional, manipulação de arquivos, e conservação do laboratório.
MONITORES
- CASSIANO RODRIGUES - TURMA 114
- DIEGO CARBONELL - TURMA 114
- JOÃO VITOR - TURMA 601
- ANDREI AMARAL - TURMA 802
- NATALIA IVANOFF - TURMA 802
- DAVI ALMEIDA - TURMA 802
Diego Carbonell NATALIA IVANOFF |
CASSIANO RODRIGUES Andrei Amaral João Vitor |